História

macom-fabricaA Macom Instrumental Cirúrgico foi fundada em 1993 por Josué Gonçalves de Siqueira, empreendedor nato que, numa pequena oficina, iniciou o trabalho de manutenção e conserto de instrumentais. O minucioso trabalho realizado pelas mãos dos poucos funcionários da época foi chamando a atenção do mercado. Da manutenção, a empresa passou a produzir seus próprios instrumentais. O trabalho quase artesanal foi ganhando reconhecimento pela qualidade e eficácia. Até o ano de 2006 instalada na antiga sede, já pequena para a quantidade de itens produzidos e pelo número de funcionários, chegava o momento de mudar-se para um espaço maior.

A empresa apresentava condições de adquirir um terreno. E assim foi feito. Em área de 3.000 m², no Parque Industrial Ferreira Fernandes, em Guarulhos, próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, foi construída uma nova fábrica. Em 31 de maio de 2007, uma grande festa, com a presença de autoridades, imprensa e de todos aqueles que ajudaram a construir a Macom, marcou a inauguração da nova sede. Modernas máquinas foram adquiridas e novos processos produtivos incorporados.

Hoje, além dos instrumentais, a empresa produz equipamentos cirúrgicos em conformidade com as resoluções dos órgãos governamentais como ANVISA e Boas Praticas de Fabricação BPF.  Os colaboradores da Macom estão sempre em treinamento e capacitados por instituições conceituadas como SEIC, SENAI, Escola Técnica Federal, SENAC e universidades.

Com cerca de três mil itens produzidos para as áreas de Neurocirurgia, ortopedia, cirurgia geral e cardiovascular. A Macom é uma das principais fabricantes de equipamentos e instrumentais para Neurocirurgia, o que a coloca em destaque entre os demais neste segmento. Por estar sempre em sintonia com o exigente setor  da saúde a crescente evolução deste em busca da qualidade e segurança através da satisfação do cliente.

Qualidade e segurança, aliás, é um dos pontos fortes da marca. Um giro pelo setor de produção demonstra o cuidado e a precisão com que cada item é produzido. Como a aquisição dos equipamentos, descartáveis e instrumentais cirúrgicos o cliente Macom recebe assistência técnica, visita periódica dos executivos de vendas, e todos os esclarecimentos e recomendações necessários para a conservação e durabilidade dos produtos pela Macom.